Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Portal da Câmara dos Deputados

  • Acessível em Libras
  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Câmara dos Deputados

Sobre

A Coordenação de Participação Popular (CPP) foi criada em abril de 2012, na Secretaria de Comunicação Social (Secom), com o objetivo de promover uma maior participação dos cidadãos no processo legislativo, em um contexto de abertura progressiva da Câmara dos Deputados à sociedade.

Os primeiros canais de interação do Parlamento com a sociedade foram instituídos a partir do Disque-Câmara (0800 619 619), do portal e-Democracia e da Comissão de Legislação Participativa. Na Secom desenvolveram-se, paralelamente, ações e ferramentas interativas, como enquetes, bate-papos, comentários em notícias, participações em programas ao vivo, perfis em mídias sociais, entre outras.

Ao buscar o aprimoramento das interfaces de interação e encaminhar, de forma simples e prática, as manifestações da sociedade aos deputados, a Coordenação de Participação Popular ajuda a viabilizar a inserção da sociedade no processo legislativo.

Missão
Contribuir para o cumprimento da vocação democrática da Câmara dos Deputados, por meio de estímulos ao envolvimento e participação dos cidadãos nas atividades legislativas e à expressão de opiniões nos espaços institucionais de informação e deliberação.

Visão
Acolher as manifestações da sociedade sobre os temas em debate na Câmara dos Deputados e transmiti-las ao quadro parlamentar de forma sistematizada, periódica e analítica. Mediar o debate público sobre temas legislativos de interesse e ser um fórum permanente entre os cidadãos e a Câmara dos Deputados, como parte das estratégias da Casa para viabilizar a participação popular no processo legislativo.

Valores
Transparência, diálogo respeitoso, accountability, espírito público e republicano, livre manifestação de ideias, apartidarismo, aprofundamento do jogo democrático, empoderamento social, educação para a cidadania.

 

Início

Informações de Apoio

Mapa do Portal