Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Sobre

A Coordenação de Participação Popular (CPP) foi criada em abril de 2012 na Secretaria de Comunicação Social (Secom). Tem como objetivo promover maior participação dos cidadãos no processo democrático, em contexto de abertura da Câmara dos Deputados à sociedade. Foram agregadas à coordenação atividades que refletem maior promoção social e exercício de cidadania por meio de programas institucionais de relacionamento tais como, a Visitação Institucional, o site Plenarinho e aproveitamento ampliado da Central de Comunicação Interativa.

Os primeiros canais de interação do Parlamento com a sociedade foram instituídos a partir do Disque-Câmara (0800 619 619), do portal e-Democracia e da Comissão de Legislação Participativa. Na Secretaria de Comunicação - Secom desenvolveram-se, paralelamente, ações e ferramentas interativas, como enquetes, bate-papos, comentários em notícias, participações em programas ao vivo, perfis em mídias sociais, entre outras.

Ao buscar o aprimoramento das interfaces de interação e encaminhar, de forma simples e prática, as manifestações da sociedade, a Coordenação ajuda a viabilizar a inserção da sociedade nas atividades parlamentares.

Missão
Contribuir para o cumprimento da vocação democrática da Câmara dos Deputados, por meio de programas de educação para a cidadania, da disseminação de informações sobre o papel do Legislativo, de estímulos ao envolvimento e participação de crianças, jovens e cidadãos nas atividades legislativas e à expressão de opiniões nos espaços institucionais de informação e deliberação.

Visão
Estimular, acolher e mediar as manifestações da sociedade sobre os temas em debate na Câmara dos Deputados. Ser um fórum permanente de contato entre os cidadãos e a Câmara dos Deputados. Tornar-se referência no planejamento, execução e monitoramento de programas institucionais e de canais de interatividade, visando a participação e a aproximação da comunidade em geral, como parte das estratégias da Casa para viabilizar a participação popular.

Valores
Transparência, diálogo respeitoso, accountability, espírito público e republicano, livre manifestação de ideias, apartidarismo, aprofundamento do jogo democrático, empoderamento social, educação para a cidadania, ética, excelência, responsabilidade social.

 

Início