Obras Raras

 

 

A Biblioteca da Câmara possui rico e valioso acervo de obras raras que totaliza 4.685 volumes. Incluem pós-incunábulos, livros raros em sua primeira edição, livros esgotados, livros de editores famosos, periódicos valiosos, Coleção das Leis do Brasil, Coleção de Diários Oficiais que, iniciada em 1862, se estende até 1899, além de alguns exemplares da legislação portuguesa e da legislação estadual brasileira.


Desse acervo, aproximadamente 400 livros foram selecionados para compor os dois volumes dos catálogos de obras raras, produzidos pela Biblioteca.


O primeiro volume reúne 200 livros segundo critérios de antiguidade, valor histórico e literário para a construção do pensamento social brasileiro e o interesse que despertam nos historiadores, pesquisadores e bibliófilos.


Apresenta obras raras em ordem cronológica, sendo cada uma delas acompanhada de descrição bibliográfica, pequena biografia do autor e colaboradores e informações sobre seu conteúdo, valor intrínseco e as condições físicas do exemplar.


Reúne, também, obras clássicas do pensamento ocidental, livros que retratam o Brasil nos primórdios de sua história, passando pelos relatos dos viajantes dos séculos XVIII e XIX, com descrições detalhadas da riqueza de nossa fauna e flora, usos e costumes do povo brasileiro até as primeiras edições de livros que são, ainda hoje, considerados marcos da historiografia e da literatura nacionais.


O segundo volume apresenta exclusivamente as obras que pertenceram ao ex-deputado federal e jornalista Márcio Moreira Alves, de quem a Câmara dos Deputados adquiriu acervo precioso. As obras foram coletadas ao longo de 30 anos nas livrarias e leilões de Portugal, Espanha, França e Inglaterra. O acervo é uma brasiliana, composta por livros que datam do século XVI até o início do século XX. Oferece um panorama da História do Brasil, desde o seu descobrimento até a proclamação da República e da fixação definitiva de nossas fronteiras.


Preciosidades como os primeiros textos legais referentes ao Brasil, documentação sobre a escravatura de negros e de índios, as lutas contra os holandeses, o processo da Independência, correspondência entre o Príncipe Regente Dom Pedro e seu pai, Dom João VI, bem como documentos diplomáticos, documentos sobre a demarcação das fronteiras do Brasil e a Guerra do Paraguai, primeiro reinado e segundo reinado estão reunidas e disponíveis para os pesquisadores e também admiradores de livros raros.


A consulta a essas obras depende de autorização prévia a ser agendada com antecedência.

 

Catálogo de Obras Raras

 
Consulte aqui as obras raras disponíveis em formato digital 
 
 
Leia aqui a matéria do Jornal Correio Braziliense sobre o projeto de digitalização da Obras Raras.