09/08/2017 - Exposição “Dez anos de inclusão” reúne produção artística de pessoas com deficiência intelectual

Nesta quarta-feira (9), o Centro Cultural Câmara dos Deputados abre ao público a exposição Dez anos de inclusão, que integra as comemorações dos dez anos de fundação do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural. As obras foram produzidas por pessoas com deficiência intelectual ou em situação de vulnerabilidade social, alunos das oficinas de arte do instituto. Eles se inspiraram em artistas contemporâneos brasileiros, como Claudio Tozzi, Gustavo Rosa, Caciporé Torres e Ivald Granato, que ensinam e compartilham suas técnicas com os participantes.

Os expositores também fazem parte do programa Resgatando Cultura, responsável pela publicação de livros de arte ilustrados sobre a vida e a obra dos artistas que os inspiraram.

Do figurativo ao abstrato, da aquarela ao espatulado, as telas são a representação do sentimento de cada aluno e contam histórias por meio das composições com cores e formas geométricas ou orgânicas. As obras já foram expostas na Galeria Olido, no Memorial da Inclusão, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na Casa das Rosas, na Cinemateca Brasileira, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), no Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Instituto Europeo di Design (IED).

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve projetos artísticos e desportivos que já beneficiaram 14 mil crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual ou em situação de vulnerabilidade social.

A mostra ficará aberta para visitação até o dia 30 de agosto, no Espaço Mário Covas, localizado no Anexo II da Câmara dos Deputados. A entrada é franca.

 

SERVIÇO

Exposição Dez anos de inclusão

Visitação: de 9 a 30 de agosto de 2017

Horário: 9h às 17h

Local: Espaço Mário Covas – Anexo II – Câmara dos Deputados – Brasília – DF