Congresso Nacional ganha iluminação azul para lembrar importância da prevenção do câncer de próstata

Em apoio à campanha Novembro Azul, Câmara dos Deputados promove, no dia 22, fórum para discutir políticas públicas voltadas para a saúde do homem
01/11/2016 16h13

O prédio do Congresso Nacional ficará iluminado de azul durante este mês em apoio ao “Novembro Azul”. Com o mote “De Novembro a Novembro Azul – Movimento permanente pela saúde integral do homem”, a campanha deste ano vai orientar a população masculina não só sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, mas também dos cuidados que deve ter com a saúde. 

Além da iluminação de prédios públicos em azul e de campanha pelas redes sociais, vários eventos estão agendados ao longo do mês sobre o tema. No Congresso, no próximo dia 7 de novembro, será realizado no auditório do Interlegis, no Senado Federal, o II Fórum Ser Homem no Brasil, em parceria com o Instituto Lado a Lado. E no dia 22 de novembro, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promoverá o IX Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, a partir das 14h30, no Plenário 7 da Casa.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se a ocorrência de mais de 61 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2016. É uma das doenças que mais atingem a população masculina, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. 

A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada em homens acima dos 65 anos, sendo que menos de 1% é diagnosticado em homens abaixo dos 50 anos. Com o aumento da expectativa de vida mundial, é esperado que o número de casos da doença aumente cerca de 60%.