27/11/2018 - Câmara entrega Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós nesta quinta-feira (29)

A Câmara dos Deputados realiza nesta quinta-feira (29), às 9h, sessão solene para a entrega do Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós. A homenagem é concedida a mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania e para a defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero no Brasil.

Neste ano, Marielle Franco receberá o prêmio in memoriam. Socióloga, feminista e defensora dos direitos humanos, ela foi eleita vereadora na cidade do Rio de Janeiro em 2016, cargo que exerceu até março de 2018, quando foi assassinada.

Alzira Soriano também receberá a homenagem in memoriam. Ela foi a primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina. Tomou posse na prefeitura de Lajes (RN) em 1º de janeiro de 1929.

As outras agraciadas são:

- Ana Cristina Ferro Blasi – Foi juíza do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e responsável pela campanha “Mulheres na política, elas podem, o Brasil precisa”.

- Mônica Spada e Sousa – É diretora-executiva da Maurício de Sousa Produções. Lançou o projeto “Donas da Rua” em 2016, em parceria com a ONU Mulheres, para estimular o empoderamento e a igualdade de oportunidades.

- Renata Gil de Alcântara Videira - Juíza responsável pela organização do prêmio “Amaerj (Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro) Patrícia Acioli de Direitos Humanos”, que já premiou diversas ações relativas aos direitos da mulher e questões de gênero.

Primeira deputada federal

Carlota Pereira de Queirós (1892-1982) nasceu na cidade de São Paulo. Médica, escritora e pedagoga, foi a primeira mulher brasileira a votar e a ser eleita deputada federal. Entre 1934 e 1935, participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte.

Foi eleita para a Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo em 1934. Durante o mandato, dedicou-se a ações educacionais que contemplassem melhor o tratamento às mulheres e às crianças. Ocupou o cargo até o golpe de 1937, quando Getúlio Vargas fechou o Congresso.

Campanha

A sessão solene desta quinta faz parte da campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que teve início no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher) e se estende até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). O objetivo é conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra mulheres e propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade. No Brasil, tendo em vista a dupla vulnerabilidade da mulher negra, a campanha começa em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

No Legislativo federal, a iniciativa é promovida pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara e a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher. 

Confira a programação:

29 de novembro 

9h - Pauta Feminina – O Aumento do Encarceramento Feminino, plenário a definir, na Câmara dos Deputados. Não será necessário fazer inscrição.
9h - Sessão Solene Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, no Plenário Ulysses Guimarães, Câmara dos Deputados.  
 
3 de dezembro 
10h - Pauta Feminina – Violência contra Meninas e Mulheres no Ceará, na Assembleia Legislativa do Ceará. Não será necessário fazer inscrição.
10h - Sessão Solene em Homenagem ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados. 
 
4 de dezembro 
19h - Lançamento do Estudo do Banco Mundial sobre a Situação do Casamento Infantil no Brasil e o Impacto do Investimento em Educação para Combater o Problema, no Salão Nobre, Câmara dos Deputados.  
 
5 de dezembro 
14h - Palestra "A Mulher e o Autismo. O Impacto na Vida da Mulher e Estratégias para Superar a Exclusão", no Auditório do Interlegis do Senado Federal. Não será necessário fazer inscrição.
 
6 de dezembro 
9h - Lançamento do filme "Chega de Fiu-fiu" e bate-papo com a diretora Amanda Kamanchek Lemos, na Câmara dos Deputados, em plenário a definir. Não será necessário fazer inscrição.
 
10 de dezembro 
10h - Sessão solene em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados. 
 
11 de dezembro 
19h - Lançamento do livro “A Bancada do Batom e a Participação Feminina na Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988”, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
 
12 de dezembro 
9h - Encerramento da Campanha dos 16 Dias de Ativismo com seminário sobre a Lei Maria da Penha e divulgação do resultado do "2º Concurso de Vídeo 1 Minuto contra a Violência – Feminicídio, que Crime é esse?", no Plenário 6, Ala Senador Nilo Coelho, Anexo 2 do Senado Federal.