25/06/18 - Câmara divulga Dicionário de Termos Político-Legislativos em Libras

Termos do processo legislativo são seguidos do respectivo conceito e do sinal correspondente em Libras, apresentado por meio de um vídeo de animação

Já está disponível no portal da Câmara dos Deputados na internet o Dicionário de Termos Político-Legislativos em Libras, com mais de 1.200 movimentos na Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa visa favorecer o entendimento da comunidade surda e de intérpretes sobre o papel do Legislativo, o funcionamento da instituição e as atividades dos deputados.  

O dicionário foi fruto de uma parceria entre a Câmara, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que há alguns anos já trabalhavam no projeto denominado Suíte VLibras, um conjunto de ferramentas de tradução automática de conteúdos digitais para Libras.  

O trabalho realizado pela Câmara consistiu em definir, gravar, homologar e publicar 1.200 novos sinais animados em Libras, contribuindo para que o banco de dados do VLibras chegasse a 13.000 sinais. Cada termo foi submetido à análise de intérpretes, que se encarregaram de fazer a adequação dos conceitos em Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais.

Termos legislativos

No dicionário político-legislativo, o usuário busca o termo, que é seguido do respectivo conceito e do sinal correspondente em Libras, apresentado por meio de um vídeo de animação. Os termos foram retirados diretamente das sessões plenárias, de comissões, de textos publicados nos portais da Câmara e de glossários de outros órgãos que prestam serviços públicos. Também foram contemplados alguns termos coloquiais, como gírias e neologismos, que por vezes são utilizados nos pronunciamentos parlamentares e nos veículos de comunicação da Casa.

A Câmara é pioneira nesse serviço, sendo a primeira Casa Legislativa a oferecer um instrumento didático, de educação político-legislativa e de cidadania a pessoas com deficiência auditiva usuárias da Libras.