24/04/18 - Câmara recebe exposição “És Tiempo del Sur”

A Câmara dos Deputados recebe, nesta quarta-feira (25), a exposição “És Tiempo del Sur”, do artista plástico Aldo Yamandú Grau. A mostra traz 17 obras pintadas em óleo sobre tela, que mostram o estudo dos símbolos, da luz e das cores da identidade cultural dos povos do Hemisfério Sul. O trabalho do artista representa, além de suas vivências espirituais, o resgate das representações que as populações ao sul do planeta têm das direções e da passagem do tempo. A exposição pode ser visitada até o dia 9 de maio, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, na Galeria de Arte do 10º andar. A entrada é franca.

Aldo Yamandú Grau é representante do movimento construtivo uruguaio, sendo sua tradição de pintura a Escuela del Sur, fundada pelo pintor uruguaio Joaquim Torres Garcia. Em 2000, dedicou-se ao seu ateliê, que atualmente se chama Tiempo del Sur, e tem como propósito resgatar a identidade daqueles povos.

O artista expõe desde 1976 e já recebeu vários prêmios. Destacam-se, entre eles, a menção honrosa no Salão Gente de Arte de Avellaned (1976); o prêmio de 2º lugar no Salão Parques Nacionales (1978); e o prêmio de 2º lugar no Ateo Popular de La Boca (1979), todos em Buenos Aires (Argentina). Além da pintura, também produz esculturas em madeira, murais e mosaicos.

Serviço

Exposição “És Tiempo del Sur”

Período: 25 de abril a 9 de maio de 2018

Visitação: de segunda a sexta, das 9 às 17 horas

Local: Galeria de Arte do 10 º andar do Anexo IV – Câmara dos Deputados – Brasília - DF