23/02/18 - Congresso Nacional ganha iluminação especial para lembrar Dia Mundial das Doenças Raras

O Palácio do Congresso Nacional ganhará iluminação especial para chamar a atenção para o Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado em 29 de fevereiro, nos anos bissextos, e em 28 de fevereiro, nos demais anos. O objetivo é conscientizar a população, os órgãos de saúde pública e profissionais da área para os tipos de doenças raras existentes e a dificuldade que os pacientes enfrentam para conseguir um tratamento ou cura. 

A cúpula e o anexo principal do Senado Federal serão iluminados de rosa e verde a partir deste sábado (24). Já o lado da Câmara dos Deputados ganhará as cores lilás e azul de segunda-feira (26) a sexta-feira (2/3). 

Doenças Raras

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma Doença Rara (DR) é aquela que afeta até 65 em cada 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. Estima-se que existam entre 6.000 e 8.000 tipos diferentes de DR. Oitenta por cento delas decorrem de fatores genéticos; as demais advêm de causas ambientais, infecciosas, imunológicas, entre outras.