21/05/2018 - Câmara entrega Prêmio Dr. Pinotti nesta quarta-feira

Premiação é concedida a entidades que promovem a qualificação e o acesso a serviços de saúde da mulher

A Câmara dos Deputados entrega nesta quarta-feira (23) o prêmio “Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher”. A cerimônia será realizada no Salão Nobre, a partir das 10h, e homenageará cinco entidades governamentais e não governamentais cujos trabalhos são destaque na promoção do acesso e da qualificação dos serviços de saúde dirigidos à mulher.

 A premiação é organizada pela Segunda Secretaria da Câmara e é realizada em alusão ao Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna, celebrado em 28 de maio.

 

Neste ano, serão homenageadas as seguintes entidades:

 - Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), de Boa Vista (RR)

- Maternidade Municipal Mãe Esperança, de Porto Velho (RO)

- Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), de Campina Grande (PB)

- Hospital Maternidade Belarmina Monte, de Natal (RN)

- Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo (SP)

 

O prêmio

Concedido desde 2010, o prêmio leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti, que faleceu em 2009. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira, Dr. Pinotti foi autor de mais de 1.300 publicações, entre livros científicos e artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros. Na política, foi deputado federal por três mandatos, e dedicou esforços a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população, em especial a feminina.