18/12/17 - Câmara e TSE assinam acordo de cooperação técnica nesta segunda (18)

Evento será às 18h. Troca de informações passará do papel para o processo eletrônico, o que dará mais agilidade ao processo

A Câmara dos Deputados e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinam, nesta segunda-feira (18), às 18h, um acordo de cooperação técnica para intercâmbio de informações em formato digital. O evento será no gabinete da Presidência do TSE (9º andar). 

A expectativa é que em fevereiro a maioria das informações, que hoje é trocada de forma manual, em papel, seja transmitida digitalmente, pela internet. 

Iniciativa popular

Um dos termos do acordo viabiliza a implantação da modalidade digital para validação das subscrições recebidas em projetos de iniciativa popular, o que dará maior agilidade e segurança no reconhecimento dos dados cadastrais dos cidadãos que apoiam este tipo de projeto. 

Também estão incluídas no acordo informações como movimentação parlamentar; alteração de bancadas na Câmara; identificação de deputados federais candidatos a cargos eletivos; resultado de eleição; emissão do diploma de forma eletrônica; e identificação de deputados e candidatos através de documentos oficiais para comunicação institucional.