17/02/2017 - Câmara lança livro sobre os desafios do envelhecimento

Como resultado da publicação, um pacote de medidas de proteção aos idosos será apresentado ao Congresso

A Câmara dos Deputados lança, nesta terça-feira (21/2), o livro "Brasil 2050: Os desafios de uma Nação que envelhece". Resultado de um ano de pesquisas e análises, o estudo deu origem a nove proposições legislativas sobre o tema, que serão apresentadas ao Congresso Nacional. A publicação foi produzida pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara. O lançamento ocorrerá às 18 horas, no Salão Nobre.

O objetivo do livro é contribuir para o aumento da proteção aos idosos e estimular o envelhecimento ativo da população. Entre as proposições legislativas contidas na publicação estão a que tipifica os crimes contra a pessoa idosa e a que altera as regras trabalhistas para garantir a empregabilidade do idoso. Essa última prevê a capacitação de trabalhadores com mais de 50 anos, com possibilidade de a empresa deduzir os custos do treinamento no imposto de renda. A proposição prevê ainda o retorno de pessoas aposentadas para exercer atividades de treinamento, capacitação, monitoria e mentoria, por um período de dois anos.

Cenário

A publicação busca antecipar o cenário para os próximos anos e faz uma análise dos impactos da mudança de perfil populacional no Brasil, abordando os seguintes aspectos: previdência social; mercado de trabalho; sistema de saúde; violência contra o idoso; mobilidade urbana; educação ao longo da vida; direitos e garantias fundamentais das pessoas idosas e cuidados de longa duração.

O Cedes é um órgão técnico-consultivo que, com o suporte da Consultoria Legislativa, desenvolve estudos de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do país. O Cedes também apresenta projetos e indicações para o Executivo, muitos já transformados em lei ou incorporados pelos governantes, como biodiesel, TV digital, políticas públicas para banda larga e pré- sal.

Serviço

Lançamento de pacote de medidas de proteção aos idosos

Dia: Terça-feira (21)

Horário: 18h

Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados

Contato: Cedes - 3215-8628/ 3215-8632