16/10/17 - Nova edição do Câmara Mirim começa nesta quinta-feira

Nos dias 19 e 20 de outubro, cerca de 350 crianças estarão em Brasília vivendo a experiência de ser deputados por dois dias. É a nova edição do projeto Câmara Mirim, evento organizado anualmente pelo Plenarinho, o portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados.

Durante o projeto, estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental passam por todas as fases de um processo legislativo: elaboram projetos de lei, discutem, votam e elaboram pareceres em comissões. No final, votam o texto no Plenário Ulysses Guimarães.

No primeiro dia, quinta-feira, os participantes serão divididos em comissões para analisar os projetos de lei. As reuniões começam às 14h, nos plenários 1, 2 e 3 da Câmara. Na sexta-feira, às 10 horas, os pareceres serão discutidos e votados no Plenário.

Projetos

Neste ano, os três projetos de lei selecionados foram os de Bianca França de Oliveira, 12 anos, de Presidente Médici (RO); Caio Vinicius Santiago Simas, 12 anos, de Joinville (SC); e João Otávio Turatti Barbosa, 13 anos, de Monte Carmelo (MG).

O projeto de Bianca França propõe padronizar a data de validade de produtos para facilitar a visualização pelo consumidor.  O de Caio Vinicius sugere que documentos escolares de refugiados sejam traduzidos para o português. E o projeto de João Otávio estabelece que a cada 6 meses uma equipe multidisciplinar de saúde atenderá as crianças em escolas públicas.

A edição 2017 do Câmara Mirim contará com a participação das seguintes instituições: E.E. Coronel Virgílio Rosa (Monte Carmelo/MG), Colégio Machado de Assis (Joinville/SC), Colégio Global (Joinville/SC), Colégio Marista (Goiânia/GO), EMEIF Boa Vista (Acará/PA), E.M. Maria das Mercês Aguiar (Ibirité/MG), Colégio Santa Rosa (Brasília/DF), E.M. Profa. Zilma Thibes Mello (Sorocaba/SP), Escola da Natureza e CEF 02 (Brasília/DF), Escola Atual (Águas Claras/DF), Partido Mirim (Brasília/DF) e as câmaras mirins de Ponta Grossa/PR, de Belo Horizonte/MG e de Blumenau, Jaraguá do Sul, Biguaçu e Gaspar, em Santa Catarina.