14/05/18 - Câmara realiza sessão solene em comemoração dos 200 anos de aclamação de D. João VI

Cerimônia faz parte dos eventos de celebração dos 200 anos da Independência do Brasil

A Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (16), no Plenário Ulysses Guimarães, uma sessão solene em homenagem ao bicentenário de aclamação de D. João VI. Na ocasião, haverá a entrega de prêmios aos vencedores de concursos culturais promovidos pela Casa, além do lançamento de um selo comemorativo dos Correios e da publicação “D. João VI e a Construção das bases do Estado Nacional”, da Edições Câmara. A sessão tem início às 9h.

O evento é promovido pela Comissão Especial Curadora dos 200 anos da Independência do Brasil, que desde 2017 vem organizando atividades e exposições para lembrar os acontecimentos que antecederam a data. Neste ano, é celebrada a aclamação de D. João VI como rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1818).

Premiação

Durante a sessão, os estudantes Ana Eduarda Martins Stolarczk, de Major Gercino (SC), e José Alexandre Garbelini Massucato, de Presidente Médici (RO), serão premiados pelos trabalhos inscritos em concursos de desenho e vídeo que integram a programação comemorativa. O tema proposto foi “A aclamação de D. João VI, a construção do Estado Brasileiro durante seu reinado e o modo como influenciaram na independência do Brasil”.

Além da premiação no Plenário, as escolas dos vencedores receberão um kit com obras produzidas pela Edições Câmara. Os trabalhos premiados estão disponíveis no Plenarinho, o portal infanto-juvenil da Câmara.

Exposição

Ainda em homenagem ao bicentenário de aclamação do monarca, a Câmara dos Deputados mantém a mostra “Dom João VI e a Construção do Brasil” até o dia 23 de maio, no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.