12/04/2017 - Câmara participa da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará

A partir desta sexta-feira (14/4), a Câmara dos Deputados, em parceria com o Senado Federal, inicia sua participação na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. No dia 16, as duas casas legislativas promovem uma cerimônia de entrega de publicações em braile para a Associação de Cegos do Estado do Ceará. A bienal se estenderá até 23 de abril e será realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

A editora da instituição – Edições Câmara – levará ao evento 55 títulos, entre eles o clássico “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, e alguns lançamentos de 2017, como "Brasil 2050: Desafios de uma nação que envelhece" e "Normas regimentais da Câmara dos Deputados: do Império aos dias de hoje".

Tema especial

No estande da Câmara e do Senado haverá ainda uma exposição especial sobre temas abolicionistas, como homenagem ao Dragão do Mar, um personagem importante da cultura cearense. Na vitrine, serão expostos itens dos acervos da Câmara e do Senado sobre o assunto.

Entre esses itens, estará a reprodução de uma carta escrita em 1823 por uma escrava pedindo sua liberdade. O documento original faz parte do acervo do Arquivo da Câmara dos Deputados e pode ser acessado pela página do Arquivo Histórico.

A Câmara participa de diversas feiras e bienais do livro, e tem feito um amplo trabalho de divulgação das publicações de sua editora em várias cidades brasileiras. A última edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, em dezembro de 2014, reuniu um público de aproximadamente 600 mil pessoas.