11/12/18 - Câmara recebe da Unesco certificado de Memória do Mundo

Nominação se deve ao conjunto de documentos relacionados a Bertha Lutz, pioneira na luta pelo voto feminino no Brasil

A Câmara dos Deputados recebe, nesta quarta-feira (12), o certificado de Memória do Mundo pelo conjunto de documentos relacionados a Bertha Lutz. O programa, da Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), busca valorizar e incentivar a preservação de acervos que tenham grande importância para a sociedade. A cerimônia será realizada às 18 horas, no Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.

A candidatura “Feminismo, Ciência e Política – O Legado de Bertha Lutz, 1881 -1985” foi apresentada em conjunto com o Arquivo Histórico do Itamaraty, o Arquivo Nacional, o Museu Nacional/UFRJ e o Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (CMU/Unicamp). Cada instituição disponibilizou acervo de diferentes atuações de Bertha Lutz. O conjunto de documentos foi um dos dez selecionados pela Unesco neste ano, de um total de 29 candidaturas no país.

Essa é a segunda nominação como Memória do Mundo recebida pela Câmara dos Deputados. A primeira foi em 2013, com o conjunto de documentos da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil de 1823.

Acesso ao público

Os documentos de Bertha Lutz referentes ao acervo da Câmara dos Deputados estarão disponíveis no site Arquivo Histórico. Lá também estará disponível o acesso, por meio de links, às páginas dos parceiros da candidatura conjunta.

Todos os documentos originais sob custódia da Câmara estão disponíveis a qualquer cidadão, que pode consultar o acervo ou, ainda, obter cópia dos arquivos. Os contatos podem ser feitos pelo serviço Fale Conosco, pelo Disque-Câmara (0800-619-619) ou de forma presencial, no Balcão do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), localizado no Anexo II da Casa, próximo à entrada do edifício.

Bertha Lutz

Bióloga, deputada e feminista brasileira, Bertha Lutz (1894-1976) foi uma das fundadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. Criada em 1922, a entidade lutou pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, pelo acesso das mulheres à educação e ao mercado de trabalho, e contribuiu para a conquista do voto feminino, garantido na Constituição de 1934. Formada em Ciências na Sorbonne, Bertha Lutz também atuou como pesquisadora no Museu Nacional do Rio de Janeiro, em uma época em que as mulheres eram excluídas do campo científico. Ela assumiu a cadeira de deputada em 1936, e foi uma das representantes do Brasil na Conferência de São Francisco de 1945, que resultou na Carta da ONU.

Programa Memória do Mundo

A visão do Programa Memória do Mundo é a que o patrimônio documental mundial pertence a todos, e deve ser completamente preservado e protegido por todos, com o devido reconhecimento e respeito por hábitos e práticas culturais, devendo ser permanentemente acessível.

Os selecionados para o programa ficam inscritos no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco. Entre os critérios de seleção para a inscrição de um acervo documental na lista do Registro estão a sua importância mundial e ao seu destacado valor universal.