06/10/17 - Hotsite e novo portal do Congresso abrem comemoração dos 30 anos da Constituição Federal

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal lançaram, nesta quinta-feira (5), o hotsite e o selo comemorativos dos 30 anos de promulgação da Constituição Federal. O hotsite está hospedado no novo portal do Congresso Nacional, que ganhou design reformulado e conteúdos adicionais. O lançamento abre as atividades comemorativas dos 30 anos de promulgação da Constituição, a serem celebrados em 5 de outubro de 2018.

Hotsite

O hotsite traz informações sobre as histórias e os avanços da Carta Magna, além de temas correlatos. Esse trabalho foi feito em conjunto pelo Senado e pela Câmara, que compartilharam as informações históricas sobre o processo de construção da Constituição. Há fotos e pronunciamentos, além de uma linha do tempo. Toda a programação comemorativa também está sendo feita em parceria.

Novo portal do Congresso

Entre as mudanças implementadas no portal do Congresso Nacional, está a disponibilização de todas as medidas provisórias em uma página própria, com informações sobre tramitação, ementas, prazos e documentos. As informações que estão atualmente nos sites do Senado e da Câmara, separadamente, serão agrupadas no portal do Congresso.

Haverá mais informações sobre os vetos, como o texto inicial da matéria e a seção específica para enumeração dos dispositivos vetados. O usuário poderá ainda filtrar os resultados das votações dos vetos por unidade da Federação, partido e voto dos parlamentares.

As leis orçamentárias e os projetos de lei orçamentária estarão organizados por ano de referência, de forma a facilitar o acesso à informação. Essa organização busca difundir a ideia de ciclo orçamentário.

A reformulação buscou melhorar a conexão com os internautas, uma vez que a navegação fácil e intuitiva garante aos cidadãos meios mais simplificados para acessar as informações das duas Casas legislativas.