05/04/2017 - Câmara inaugura exposição de livros raros

A Câmara dos Deputados inaugurou hoje (5/4) uma mostra de obras raras da coleção “Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil". Um dos exemplares em exposição é a edição de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, ilustrada por Portinari. A mostra seguirá aberta ao público até 26 de julho, na Galeria de Arte do Salão Nobre, das 9h às 17h.

As 22 obras da coleção “Sociedade dos Cem Bibliófilos” integram o acervo de Obras Raras da Biblioteca da Câmara, e foram adquiridas na década de 70. Entre elas, encontram-se edições dos livros "Pelo Sertão", de Afonso Arinos, ilustrado por Lívio Abramo, e “Memórias de Um Sargento de Milícias”, de Joaquim Manuel de Macedo, colorido à mão por Darel, diretor técnico da entidade.

A Sociedade foi criada por Castro Maya – industrial e mecenas da década de 40 –, e reunia um grupo seleto de personalidades da época, como intelectuais, empresários e figuras da sociedade. O objetivo era produzir e editar anualmente obras de grandes autores da literatura brasileira, ilustradas por notáveis artistas plásticos nacionais.

 

Serviço

Exposição: Coleção Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil.

Local: Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados – Edifício principal

Período: 5 de abril a 26 de julho

Visitação: todos os dias, das 9h às 17h, inclusive fins de semana e feriados.

Informações: 0800619619 ou pelo e-mail.