04/07/18 - Iluminação verde no Congresso Nacional alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Até o próximo domingo (8/07), o Congresso Nacional recebe iluminação verde para lembrar o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado em 27 de julho. A iniciativa faz parte da campanha nacional Julho Verde, que busca chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

A iluminação especial foi proposta pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil). A entidade alerta para o registro de cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço a cada ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer. Os principais fatores de risco são o tabagismo, o consumo de álcool e as infecções por HPV.

Os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no princípio da doença. Com o seu desenvolvimento, alguns sinais e sintomas podem aparecer, como manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir. O diagnóstico das lesões iniciais é fundamental para garantir que os índices de cura se aproximem de 100%.

Em 2018, o tema escolhido para o Julho Verde é “Toda voz merece ser ouvida”, já que, em muitos casos, o tratamento compromete a fala do paciente.