04/04/17 - Programa Estágio Participação recebe inscrições esta semana

Durante três dias, 50 universitários terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Poder Legislativo

Estão abertas, até sexta-feira (7), as inscrições para a primeira edição de 2017 do programa Estágio Participação, programa da Câmara dos Deputados destinado a universitários brasileiros de todas as áreas de formação, com idade a partir dos 18 anos, matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. O objetivo é incentivar a participação cidadã dos jovens, por meio do contato direto com parlamentares e com as atividades legislativas. A primeira edição do ano será realizada entre os dias 15 e 17 de maio.

O processo seletivo é feito por meio de um quiz, que nesta edição será sobre o tema Orçamento Público e Poder Legislativo. Os 50 candidatos mais bem classificados serão convidados a participar do programa, sendo as vagas distribuídas igualitariamente ao público feminino e masculino (25 vagas para cada gênero). 

O programa

Durante os três dias de programação, os participantes terão a oportunidade de conhecer os debates em andamento na Câmara dos Deputados e o funcionamento do Poder Legislativo. Os estudantes receberão tarefas vinculadas ao tema da edição 2017 e, para o seu cumprimento, poderão entrevistar deputados, conversar com técnicos da Casa, realizar pesquisas no portal da Câmara, nas redes sociais e nos veículos de comunicação, entre outros.

Além das tarefas, a programação do Estágio Participação inclui visita às comissões, encontro com deputados, acompanhamento de sessões no Plenário Ulysses Guimarães e a visita institucional. O resultado das missões cumpridas será divulgado por meio da página #tonacamara.

Neste ano, também está prevista a realização de edições do programa em junho, agosto, outubro e dezembro.

Para mais informações, acesse a página do programa ou entre em contato pelo email eparticipacao.cefor@camara.leg.br.