02/10/18 - Seminário na Câmara debate preservação da memória institucional

Evento vai reunir gestores e especialistas do Legislativo e de outras instituições públicas custodiantes de bens culturais

A Câmara dos Deputados realiza, de 19 a 23 de novembro, o seminário "Preservação da Memória Institucional: Perspectivas e Interdisciplinaridades". O evento reunirá gestores e especialistas do Poder Legislativo e de diversas instituições públicas brasileiras custodiantes de bens culturais - como bibliotecas, arquivos e museus -, com o intuito de abrir canais de discussão técnica e científica sobre a preservação, o acesso e a fruição da memória institucional, em especial, da memória legislativa.

Serão debatidos temas como a conservação e a restauração de acervos, a educação patrimonial e a tecnologia digital. A programação inclui oficinas, minicursos e visitas guiadas às galerias, reservas técnicas e laboratórios da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunal de Contas da União (TCU).

Inscrições

As inscrições referentes à participação nos painéis e palestras para o público externo - representantes de instituições públicas brasileiras detentoras de patrimônio cultural; conservadores, restauradores, arquivistas, bibliotecários, museólogos e historiadores; pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação de áreas como Conservação e Restauração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Museologia e História - poderão ser feitas de 1º de outubro a 18 de novembro.

Já as inscrições para as oficinas e as visitas guiadas devem ser feitas presencialmente, no balcão localizado na entrada do auditório, no dia 19 de novembro. As vagas são limitadas.

As inscrições para o público interno da Câmara serão abertas em 1º de novembro.

SERVIÇO

Seminário Preservação da Memória Institucional: Perspectivas e Interdisciplinaridades

Data: de 19 a 23 de novembro de 2018
Horário: das 9h às 17h30
Local: Câmara dos Deputados