Discursos e pronunciamentos

 

O “Banco de Discursos”, disponível no portal da Câmara, contém todos os pronunciamentos dos deputados em sessões do Plenário desde 1946, e reuniões de comissões registradas pelo Departamento de Taquigrafia da Casa, desde outubro de 2000; além de discursos de convidados em sessões de homenagem, comissões gerais e em audiências públicas. Também é possível encontrar algumas notas taquigráficas de reuniões de comissões do período de 1995 a 2000. 

A página disponibiliza os discursos  proferidos em Plenário e a íntegra das sessões tanto do dia quanto de datas anteriores. As notas taquigráficas dos discursos feitos em Plenário são publicadas no portal da Câmara em média uma hora depois de pronunciados. 

A página conta ainda com registros de discursos realizados em momentos históricos do Parlamento. Da mesma forma, o “Painel de Discursos” reúne registros de debates e votações em destaque nas sessões do Plenário e em reuniões de comissões da Câmara, selecionados em razão de sua relevância para a agenda política do país e da repercussão na opinião pública. Você encontra no Painel, por exemplo, os discursos proferidos na Câmara dos Deputados sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil. 

As normas relativas aos discursos e pronunciamentos dos parlamentares estão contidas no Título III do Regimento Interno da Casa da Câmara dos Deputados.