06/11/2015 - Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados informa sobre melhorias no acesso às dependências da Casa

Após convocar reunião com diretores de vários setores da Casa que têm envolvimento com a nova forma de controle das portarias de acesso às dependências do Complexo Principal e dos Anexos da Câmara – medida que buscou sobretudo garantir a segurança de todos os que aqui trabalham e daqueles que frequentam ou visitam a Casa –, a Diretoria-Geral informa aos servidores e aos credenciados (prestadores de serviço e imprensa) que, a partir da próxima segunda-feira (09.11), serão implantadas as seguintes alterações:

1)      As portarias que dão acesso ao Departamento Médico (Anexo III) e ao subsolo do Anexo IV passam a ser exclusivas para os servidores da Casa, juntamente com os prestadores de serviço e a imprensa credenciada. As entradas estarão devidamente sinalizadas. As demais portarias continuarão com o acesso misto – servidores, credenciados e visitantes;

 2)      O Economildo PGR passará a parar em frente ao Departamento Médico e não mais na portaria do Anexo II;

 3)      Serão instalados 5 novos pórticos e 2 novas máquinas de Raios-X neste final de semana. Eles estarão assim distribuídos:

- Chapelaria: novo pórtico (exclusivo para servidores e credenciados),

- Salão Negro: novo pórtico e nova máquina de Raios-X,

- Anexo I: novo pórtico (exclusivo para servidores e credenciados),

- Anexo II: novo pórtico (exclusivo para servidores e credenciados),

- Anexo IV (subsolo): novo pórtico e nova máquina de Raios-X (exclusivos para servidores e credenciados);

 4)      Os portadores de necessidades especiais continuarão tendo o mesmo tratamento diferenciado e farão uso das mesmas portarias de entrada que utilizam hoje, caso assim o queiram;

 5)      É importante lembrar que os servidores e demais credenciados, portando crachá funcional ou de autorização, não têm necessidade de fazer identificação no balcão específico.

O propósito da reunião foi o de buscar soluções para agilizar a entrada dos servidores e credenciados na Câmara. As medidas que foram tomadas buscam minorar as eventuais dificuldades dos servidores no acesso às dependências da Casa, após as novas regras de segurança institucional em vigor desde esta sexta-feira.

O diretor-geral, Romulo Mesquita, determinou ao Departamento de Polícia Legislativa (Depol), responsável pelas portarias e pela segurança da Câmara, que acompanhe, dê as orientações aos servidores e credenciados e reorganize todo o fluxo de entrada, a fim de gerar os maiores benefícios possíveis e a manutenção da normalidade da rotina da Casa.

Nesse sentido, o diretor-geral criou ainda um grupo de trabalho formado pelo Depol, Departamento Técnico (Detec), Centro de Informática (Cenin) e Secretaria de Comunicação Social (Secom) para, no prazo de uma semana, avaliar as alterações e apresentar um plano de melhorias das portarias, buscando a agilidade e a segurança no acesso de todos à Câmara.