Casa das Palavras

Programas da TV Câmara

01/12/2016 - 22h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

01/12/2016 - 22h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Consciência Negra - Teresa Cárdenas e Elisa Lucinda

Essa edição do especial do Casa das Palavras foi realizada nos dez últimos dias de outubro de 2016, na 3ª Bienal do Livro e da Leitura, em Brasília. Um ambiente pulsante de cultura, com expetativa de público de 300 mil visitantes, e cerca de 70 mil estudantes da rede pública de ensino, onde gravamos as entrevistas para este programa.

Mulher, negra, de origem pobre e escritora premiada. Teresa Cárdenas é um pequeno milagre da literatura latino-americana. A cubana, autora do livro “Cachorro Velho”, e que recebeu o “Casa de Las Américas” na categoria infanto-juvenil, participou desta Bienal do Livro e conversou conosco sobre literatura e preconceito.

Não se sabe quantas Elisas Lucindas existem no mundo. O que se sabe com alguma certeza é que existe uma Elisa Lucinda que é poeta, boa poeta; outra é cantora, uma outra é palestrante, outra que é ativista social em questões de gênero, outra que é atriz de cinema e de televisão… Uma que é fundadora da Casa Poema, uma instituição que promove recitais e oficinas de poesia no Rio de Janeiro… e uma que é apenas uma grande mulher! Pois foi esta figura de muitas faces e muito bom humor que falou com o Casa das Palavras.

Apresentação - Carolina Nogueira, Roberto Seabra e Paulo José Cunha

MAIS CONTEÚDO SOBRE

Casa das Palavras

O programa mergulha no universo da literatura pela ótica de quem mais entende do assunto: escritores, intelectuais, acadêmicos, parlamentares e leitores apaixonados.

Estreia: quinta, às 21h30. Reprises: sábado, às 22h; domingo, à 1h30; terça, às 00h; quarta, às 0h30 e quinta, à 1h.

NOSSAS REDES