26/09/2016 19h00

Pesquisas eleitorais e sua divulgação na TV

Em época de eleições, uma das questões que mais influenciam o eleitor são as pesquisas eleitorais. Quando divulgadas, viram atração tanto para eleitores quanto para candidatos.

Incorporar:
A visualização e/ou o uso deste material está condicionada pelos Termos de Uso do Câmara Notícias.

O Ver TV desta semana discute a credibilidade das pesquisas de intenção de voto, a influência que exercem sobre o eleitor, as regras de divulgação pela televisão, entre outros assuntos.

O apresentador Lalo Leal conversa com o professor de Sociologia da Universidade de São Paulo Gustavo Venturi, consultor de campanhas eleitorais desde 1996; com a professora Katia Saisi, dos cursos de Mídia, Política e Sociedade, da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, e de Marketing Político e Campanhas Eleitorais na PUC de São Paulo; com o professor de Ciência Política Francisco Fonseca, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, onde coordena a linha de pesquisa Governo e Sociedade em Contexto Subnacional.

Este programa ainda traz a análise do advogado Alberto Rollo, especialista em direito eleitoral, sobre as mudanças nas regras de divulgação das pesquisas eleitorais pela mídia.

Apesar de sua importância, as pesquisas eleitorais são superdimensionadas pela televisão. A professora Jacqueline Quaresmin, da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, comenta essa espetaculização da mídia nas pesquisas eleitorais.

O jornalista Rogério Pacheco Jordão explica como funciona a utilização dos dados de pesquisas pelos jornalistas.

Jornalista e editor do blog O Cafezinho, Miguel do Rosário analisa a relação das empresas de pesquisas eleitorais e as empresas de comunicação.

Apresentador - Lalo Leal
Produtor Executivo - Vitor Chambon