25/04/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

25/04/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Jornalistas na cobertura da crise política

As emissoras de TV, e a mídia em geral, atuam com desenvoltura no atual momento político brasileiro. Quase sem exceção, têm posições contrárias ao Governo Federal. Mas quem coloca as notícias no ar, ou no papel, são os jornalistas, empregados das empresas de comunicação. No Ver TV desta semana nós vamos discutir a conduta desses profissionais em meio à crise. São nossos convidados:

Luiz Carlos Azenha, jornalista da Rede Record e do blog Viomundo. “A gente não tem na verdade nenhum tipo de regulação. A batalha pela regulação da mídia no Brasil existe justamente porque nós não temos nenhum tipo de regulação”.

Maria Inês Nassif, colunista política e editora da Carta maior. “Os jornalistas são intelectuais orgânicos, ou eles se adequam à conformação ideológica, ou eles ficam isolados ou eles não fazem carreira”.

Chico Malfitani, jornalista e publicitário. “Se você não pode mais, se você não permite que se mostre a realidade como um todo, se não existe pluralidade, se não existe liberdade, essa pretensa liberdade de expressão não existe”.

A jornalista Cynara Menezes depois de trabalhar durante vários anos em diferentes veículos de comunicação, tornou-se independente, administrando o seu próprio blog: Socialista Morena. Ela falou ao Ver TV sobre as dificuldades enfrentadas pelos jornalistas na cobertura da atual crise política.

Vários professores já perceberam as transformações pelas quais passam muitos estudantes de jornalismo quando deixam a escola e entram no mercado de trabalho. Um desses professores é o jornalista, escritor e pesquisador Muniz Sodré, que em entrevista ao Ver TV, fala sobre essas transformações.

Em Portugal existe uma lei que garante ao jornalista o direito de se recusar a produzir matérias contrárias a sua consciência. A pesquisadora Otilia Leitão, da Universidade Nova de Lisboa, defendeu dissertação de mestrado sobre a "Cláusula de Consciência e os conselhos de redação na auto-regulação dos jornalistas". Ela falou de Lisboa, por Skype, ao Ver TV, sobre a aplicação e a prática dessas determinações legais.

Apresentação - Lalo Leal

Ver TV

Programa semanal que discute as funções, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE