04/01/2016

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Publicidade e Amamentação

A TV brasileira - ao contrário do que aconteceu na Europa - surgiu e se consolidou como um empreendimento comercial. Vive da propaganda exibida fora e dentro dos programas, o chamado merchandising. E há anúncios para todas as faixas etárias, nem os bebês escapam desse bombardeio. A televisão vende fraldas, mamadeiras, chupetas, leite industrializado. Agora, alguns limites começam a ser impostos a esse tipo de propaganda, tema do Ver TV desta semana que tem como convidados:

Newton Dantas, promotor de justiça da comarca de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo. Ele é integrante da Rede Internacional de Desefa do Aleitamento Materno e autor do livro "Aspectos constitucionais do aleitamento materno: saúde da criança e liberdade econômica”. “A gente tem que começar primeiro com políticas públicas, no sentido de esclarecer a mãe no pré-natal, de como conduzir o aleitamento materno, como vencer essa barreira da publicidade, pra mãe ser um consumidor educado e depois contar com o apoio da mídia de forma geral”.

Giovanna Balogh, jornalista e editora do blog Mães do Peito, que traz informações sobre maternidade. “Esse assunto foi muito comemorado pelas mulheres, pelas mães que amamentam, porque hoje em dia, infelizmente, as mulheres não são encorajadas a amamentar”.

Alexandre Rabboni, dentista e representante da Aliança da Infância, instituição que luta pelo respeito à essência da criança. “Na verdade a gente tá aqui discutindo a publicidade ou não, se der um passo pra trás a gente deveria discutir a existência ou não desses produtos, porque de fato não faz sentido algum”.

A professora da Faculdade de Administração da FAAP, de São Paulo, Luciene Vasconcelos, fala sobre os cuidados que devem ser observados na propaganda de produtos para bebês.

Existem argumentos importantes justificando a regulação da propaganda de produtos para bebês nos meios de comunicação. A presidente do comitê de aleitamento materno da Sociedade Paulista de Pediatria, Marisa Aprile, destaca alguns desses argumentos.

Se a propaganda de produtos para bebês pode ser prejudicial à saúde, por outro lado a propaganda do aleitamento materno é muito positiva, como explica para o Ver TV a jornalista Mariana Kotscho, apresentadora do programa Papo de Mãe, da TV Brasil.

Apresentação – Lalo Leal
Produtor-executivo – Vitor Chambon

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Programa semanal que discute as funções, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

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