05/09/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

05/09/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Consumo de TV pelas crianças

É comum ouvirmos dizer que as crianças e os adolescentes estão trocando a televisão pela internet. No entanto, pesquisa recente mostra que elas estão ficando também mais tempo diante da televisão. Nos últimos dez anos o crescimento médio foi de 52 minutos. No Ver TV desta semana vamos discutir as causas e as consequências desse hábito entre crianças e jovens com os nossos convidados:

Isabella Henriques, diretora do Instituto Alana, de defesa dos direitos da criança. “Crianças de até dois anos de idade não deveriam ser expostas à televisão de qualquer tipo, qualquer tipo de tela”.

Fernando Spagnuolo, médico endocrinologista. “Se a gente for submeter a crianças a tantas horas de televisão, o que que nós estamos fazendo né? Criando males inúmeros, desde o cognitivo, até osteomusculares e metabólicos”.

Ana Merces Bahia Bock, psicóloga e professora de psicologia da PUC de São Paulo. “A escola deveria incluir a televisão como um instrumento educativo, podendo refletir com as crianças”.

O Ver TV também entrevistou:

Antônio Jorge Pereira, professor de direito da Unifor, em Fortaleza, no Ceará. Em entrevista ao Ver TV ele fala das responsabilidades que as emissoras de televisão devem ter com as crianças e jovens.

Ana Olmos, psicanalista da infância e adolescência e pesquisadora do departamento de psicologia da USP. Ela fala da influência da televisão na formação psicológica das crianças e dá algumas recomendações aos pais.

Apresentação - Lalo Leal

Ver TV

Programa semanal que discute as funções, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

NOSSAS REDES