11/04/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

11/04/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Midiaeducação

Reprodução/TV Câmara
mídia e educação
Ver TV debate a educação para mídia

A programação da TV brasileira deve dar prioridade a programas educativos, artísticos, culturais e informativos, como determina a Constituição Federal. Ela diz também que a lei deve garantir à sociedade formas de se defender de programas ou programações que não cumpram aqueles objetivos. Como essa lei nunca foi elaborada e votada no Congresso Nacional, resta à sociedade se defender de outras formas. Uma delas é educar crianças, jovens e adultos para entender e utilizar criticamente a mídia. A educação para a mídia - ou midiaeducação - é o tema do Ver TV desta semana, que tem como convidados:

Alexandra Bujokas de Siqueira, jornalista e professora de midiaeducação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, Minas Gerais. “Fazer da mídia um objeto de estudos. Assim como se estuda literatura, assim como se estuda história, se estuda geografia, se estuda a mídia”.

Lúcio França Teles, professor da Universidade de Brasília e coordenador do projeto Transiarte, voltado para a inovação pedagógica na educação de jovens e adultos. “E essa qualidade nova da mídia, agora que é a interatividade, ela dá mais possibilidades de trabalhar com a mídia”.

Maria da Graça Gonçalves, psicóloga e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). “Eu acho que falta a gente pensar como a mídia pode produzir, que tipo de pensamento, de relação ela produz, com é essa relação. Eu acho que a questão da relação do espectador, do usuário com a mídia, é pouco discutida”.

O Ver TV também entrevistou:

Mônica Fantin, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, onde coordena o Núcleo de Pesquisa da Infância, Comunicação e Arte. Ela faz uma análise da educação para a mídia no Brasil, seus desafios e perspectivas.

John Potter, professor do Instituto de Educação da Universidade de Londres. Ele coordenou o mestrado em mídia, cultura e educação naquela Instituição. Em entrevista por skype, ele fala sobre o interesse na educação para a mídia no Reino Unido.

Marcus Tavares, editor da Revista pontocom, que trabalha com a midiaeducação. Ele fala dos objetivos da revista e da importância da educação para a mídia no contexto familiar.

Apresentação - Lalo Leal

Ver TV

Programa semanal que discute as funções, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

NOSSAS REDES