22/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

22/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Ver TV debate os reality shows na televisão brasileira

A vida ao vivo é a proposta dos realitys shows. Primeiro, foram as casas onde pessoas em confinamento disputavam a aprovação do telespectador. Depois, vieram os programas temáticos de gastronomia, moda, decoração e vários outros. O Ver TV desta semana conversa sobre esse tipo de programa com os seguintes convidados:

Rodrigo Boldrin Bacchin, sociólogo e pesquisador de realitiy shows. É autor do artigo “Big Brother, o Brasil e a TV na era da globalização”. “Por isso que ele é muito mais show do que reality. O reality, na verdade, é chamariz ideológico daquele programa, ele é o que chama, porque é novidade, mas ele não deixa de ser um show, ele não deixa de ser um programa que tem patrocinadores, que tem audiência”.

Beto Ribeiro, produtor executivo da Medialand, produtora especializada em conteúdo para TV. “Quando você tem hoje uma necessidade de criar formatos brasileiros, você não cria só uma série para aquela TV, você já está desenvolvendo o formato. O que o brasileiro agora tem que aprender é como vender esse formato para fora”.

Patrício Diaz, diretor de TV da Eyworks. Ele dirige o reality Master Chef Brasil, exibido pela TV Bandeirantes. “Hoje em dia, a realidade é que no mundo o formato já foi para um lugar muito diferente, muito mais específico, muito mais atrás de um talento, um personagem, uma família, um núcleo, que tem uma história a contar, e não anônimos que somente procuram exposição”.

O Ver TV também entrevistou:

Cláudio Augusto Ferreira, jornalista e autor da dissertação de mestrado “A dinâmica dos reality shows na televisão aberta brasileira”. Em entrevista ao Ver TV ele comenta quais são as características desse tipo de programa.

Luís Leitão, sócio da produtora Cara de Cão, responsável pelos realities “Rio Ink” e “Perdas e Ganhos”. Na entrevista, ele faz uma análise das características do formato dos elementos que geram interesse no público.

Verônica Elói de Almeida, socióloga e autora da dissertação de mestrado “Os reality shows e o respeitável público da vida privada”. Ela nos fala sobre o surgimento deste formato e dos aspectos que chamam a atenção do público nesses programas.

Apresentação — Lalo Leal

Ver TV

Programa semanal que discute as funções, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania.

NOSSAS REDES