Talentos Brasil

Programas da TV Câmara

22/12/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

22/12/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Leny Andrade (cantora)

Uma das maiores cantoras do samba-jazz brasileiro, Leny Andrade é a atração deste Talentos. Mesmo tendo sido considerada pelo New York Times “um misto de Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald da bossa nova”, Leny mostra um estilo bastante eclético, que passa pelo samba, MPB, boleros e jazz. Neste show, é acompanhada pelo teclado de João Carlos Coutinho. A apresentação traz em seu repertório canções de João Donato, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Baden Powell, entre outros.

SOBRE LENY ANDRADE: Nascida no Rio de Janeiro em 1943, a cantora e pianista Leny Andrade é um dos símbolos da MPB de qualidade. Ganhadora do Grammy Latino em 2007 juntamente com Cesár Camargo Mariano, é considerada por muitos como uma das maiores cantoras do jazz e já dividiu palcos e discos com grandes nomes como: Paquito D’Rivera, Luiz Eça, Dick Farney, João Donato, Eumir Deodato e Francis Hime.
Aprendeu a tocar piano com sua mãe, e o gosto pela música começou desde cedo. Passou a se apresentar profissionalmente aos 15 anos, sendo uma das poucas crooners daquela época. No final dos anos 50, se apresentou no "Bottles Bar", no famoso "Beco das Garrafas", com Sérgio Mendes e Trio.
Sua carreira discográfica teve início no movimento da Bossa Nova e o reconhecimento internacional foi inevitável. Foi convidada a se apresentar em Buenos Aires, no "La Noche Club"- na época de propriedade de Astor Piazzolla - e no Teatro Maipu.
Leny Andrade fez vários shows musicais como "Rio, Bossa e Balanço" e "Gemini V", com grande sucesso principalmente no México. Três discos foram gravados com o Show "Gemini V"- dois no Brasil e um no México- pela gravadora Capitol.
Morou no México por cinco anos, onde se apresentou por todo o país, tornando-se a mais popular cantora das paradas de sucesso.
De volta ao Brasil, recebeu do público e da crítica brasileira o título de "Melhor Cantora de Jazz” do país. Foi também considerada como "Cantora Musicista" pela sua incrível habilidade de improvisação. Fez turnês em todo o Brasil, América Latina, Japão e Europa, e gravou vários LPs e CDs.

Talentos Brasil

No ar desde fevereiro de 2000, Talentos Brasil se tornou um espaço reconhecido para artistas consagrados e novos nomes da música brasileira.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE