Talentos Brasil

Programas da TV Câmara

02/12/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/12/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

A ancestralidade africana de Mateus Aleluia

Aos 74 anos, o compositor e letrista Mateus Aleluia, baiano de Cachoeira, nos traz uma amostra musical de seus dois discos-solo numa versão minimalista e cheia de alma. Acompanhado apenas de seu violão, faz ecoar em sua voz grave as canções que afirmam a ancestralidade africana.

Único integrante d’Os Tincoãs ainda vivo, Mateus Aleluia e seu parceiro Dadinho passaram cerca de 20 anos morando em Angola e atuando em projetos culturais e educativos. Os Tincoãs são herdeiros da diversidade cultural do recôncavo baiano, porção de terra ao redor da Baía de Todos os Santos e que também viu nascer nomes como Dona Edith do Prato, Dona Dalva Damiana, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Roberto Mendes. E foi no samba de roda do recôncavo baiano e nas músicas sagradas dos terreiros de Candomblé de uma das regiões com maior predominância de população negra do país que Os Tincoãs buscaram inspiração e repertório musical, mesclando as tradições da região com boleros, arranjos vocais e sambas canções. Hoje o trabalho de Mateus Aleluia combina todas estas influências com a maturidade, precisão e serenidade de uma vida dedicada ao trânsito físico e estético entre a Angola e a Bahia. Cantor, compositor, pesquisador, violonista e percussionista, Mateus fez de sua ancestralidade mais do que a reminiscência de uma África perdida no tempo, tornando-a uma presença contemporânea em seu trabalho ainda nos anos 1980 – quando se muda para Angola. Nos últimos anos o baiano tem investido em canções nas quais o violão muitas vezes divide a harmonia com o piano e na qual as variações rítmicas dos atabaques se alternam com a percussão erudita e arranjos de metais. Mateus Aleluia canta em um timbre grave e em sua voz de declamador conta processos históricos e histórias do cotidiano, vai e volta de Luanda a Cachoeira e louva orixás e cores, especialmente a cor cinza. Suas composições já foram gravadas nas vozes de Margareth Menezes, Carlinhos Brown e Thalma de Freitas, João Gilberto, entre outros.

Apresentação - André Amaro
Direção - Chiaro Trindade
Produção - Lia Tavares

Talentos Brasil

No ar desde fevereiro de 2000, Talentos Brasil se tornou um espaço reconhecido para artistas consagrados e novos nomes da música brasileira.

NOSSAS REDES