Sempre Um Papo

Programas da TV Câmara

30/07/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

30/07/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Frei Betto, Leonardo Boff e Mario Sérgio Cortella

O Sempre Um Papo, programação comemorativa dos 30 anos, recebe Frei Betto, Leonardo Boff e Mario Sérgio Cortella, para debater e lançar o livro “Felicidade Foi-se Embora?” (Ed. Vozes). Nessa obra, os três autores se reúnem para falar da felicidade, tema que nos inquieta, nos provoca e nos incita a construir todos os dias a base para alcançar este momento de plenitude da vida.

“Felicidade foi-se embora?” fala sobre a felicidade de diversos aspectos. Certamente, uma pessoa feliz não se abala facilmente e vive uma vida mais simples e plena. Quem não quer uma vida assim, certo? Mas o que devo fazer pra ser feliz? Será que minhas ações me trarão a felicidade? Será que a felicidade que eu quero é a mesma que vejo nos programas de televisão? Será que a espiritualidade pode me mostrar o caminho para ser feliz? Como posso ser feliz se o resto do mundo não é? São muitas as perguntas, e nenhuma tem uma resposta definitiva. Mas, no livro, os autores inspiram o leitor a buscar a felicidade em todos os momentos da vida, até nos mais difíceis.

Frei Betto é frade dominicano e escritor. Estudou jornalismo, filosofia, antropologia e teologia. Possui mais de 50 títulos publicados, muitos deles traduzidos no exterior. O reconhecimento de seu talento literário o fez merecer os prêmios Jabuti (1982); da Associação Paulista de Críticos de Arte (1998) – “Melhor Obra Infanto-juvenil” com o livro “A Noite em que Jesus Nasceu”, editado pela Vozes; e o Prêmio Alba de Literatura (2009). Ao longo de sua trajetória, tem recebido vários prêmios por se destacar na luta pelos direitos humanos, com destaque para o Prêmio Internacional UNESCO José Martí, para o qual foi indicado por unanimidade em 2012.

Leonardo Boff foi por mais de 20 anos professor de Teologia Sistemática no Instituto Franciscano de Petrópolis e posteriormente professor de Ética, Filosofia da Religião e de Ecologia Filosófica, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi também professor visitante em várias universidades estrangeiras. Por muitos anos, coordenou as publicações religiosas da Editora Vozes e, especialmente, a obra completa de C.G.Jung. É membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra, da qual é um dos co-redatores. Em 2002, foi galardoado pelo Parlamento sueco com o Prêmio Nobel Alternativo da Paz por associar ecologia com justiça social e espiritualidade. É autor de quase cem livros, na sua maioria pela Editora Vozes.

Mario Sérgio Cortella é filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP (na qual atuou por 35 anos, 1977/2012), com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação: Currículo (1997/2012) e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião (1977/2007); é professor-convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e ensinou no GVpec da FGV-SP (1998/2010). Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire. Comentarista da Rádio CBN no Academia CBN (rede nacional, de segunda a sexta-feira) e Escola da Vida (capital paulista às terças e quintas-feiras). É autor de dezenas de obras de sucesso.

Mediação - Afonso Borges

Sempre Um Papo

Em parceria com a Associação Sempre Um Papo, a TV Câmara exibe quinzenalmente debates com escritores brasileiros, colocando frente a frente autor e leitor.

NOSSAS REDES