Sempre Um Papo

Programas da TV Câmara

28/12/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

28/12/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Marcel Souto Maior conversa sobre o livro-reportagem Kardec – A Biografia

O programa Sempre Um Papo apresenta o escritor Marcel Souto Maior. Aclamado pela crítica e pelo público com o best seller “As Vidas de Chico Xavier” – mais de um milhão de exemplares vendidos e adaptado para o cinema com direção de Daniel Filho –, o jornalista e escritor Marcel Souto Maior volta ao tema espírita vinte anos depois, no mais abrangente livro-reportagem sobre o fundador do Espiritismo, Allan Kardec, que viveu na França do século XIX.

Hippolyte Léon Denizard Rivail era um professor cético, autor de livros pedagógicos na França do século XIX, até ver mesas girarem no ar e ditarem, ao som de pancadas, mensagens atribuídas ao além. Uma batida, letra A, duas batidas, letra B, e assim sucessivamente até se formarem frases e textos inteiros, assinados por mortos ilustres ou anônimos.

Fraude? Hipnose coletiva? Autossugestão? Energia manipulada pelos vivos... Ou pelos mortos? O que estaria por trás daqueles fenômenos testemunhados por multidões na Europa e nos Estados Unidos, e reverenciados por celebridades como o escritor Victor Hugo?

Foi o que o professor decidiu descobrir. Aos 53 anos, depois de pôr à prova o invisível, Rivail mudou de vida e de nome para dar voz aos espíritos. Tornou-se Allan Kardec, uma figura cada fez mais conhecida, admirada... E perseguida.

“Razão e emoção, rigor e paixão vão conduzindo os atos de Rivail-Kardec ao longo de sua transformação de professor cético a missionário em campanha. Em alguns capítulos, ele pode parecer um tanto ingênuo, em outros, pragmático demais. Em alguns momentos, agirá como o fiscal rigoroso do movimento, dos médiuns e dos ‘espíritos’; em outras circunstâncias, atuará como o divulgador dedicado a proteger a doutrina e a conquistar o maior número de adeptos. O leitor cético e o leitor espírita devem terminar a leitura do livro com impressões bastante diferentes sobre quem foi Kardec”, afirma o autor.

O que transformou o cético em líder de uma doutrina? O que o convenceu a acreditar que os mortos estavam vivos e se comunicavam através de médiuns? O que o fez enfrentar adversários ferrenhos da Igreja e da imprensa para levar ao maior número de leitores sua fé na sobrevivência do espírito?

Foi em busca de respostas para essas perguntas que o jornalista Marcel Souto Maior, biógrafo de Chico Xavier, saiu a campo. O resultado de sua pesquisa é “Kardec – A Biografia”, um retrato surpreendente do homem que se tornou símbolo de uma doutrina para milhões de seguidores e ajudou a transformar o Brasil no maior país espírita do mundo.

Marcel Souto Maior é jornalista, autor do best seller “As Vidas de Chico Xavier”, que deu origem ao filme de Daniel Filho. Iniciou sua pesquisa há vinte anos quando foi a Uberaba, Minas Gerais, pedir autorização de Chico Xavier, principal discípulo de Kardec no Brasil, para escrever sua biografia. Diretor e roteirista da Rede Globo, participou da criação dos programas Profissão Repórter, com Caco Barcellos, e Na Moral, com Pedro Bial. Marcel nasceu em 2 de abril, curiosamente dia do nascimento de Chico Xavier e do enterro de Allan Kardec.

Sempre Um Papo

Em parceria com a Associação Sempre Um Papo, a TV Câmara exibe quinzenalmente debates com escritores brasileiros, colocando frente a frente autor e leitor.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE