Sempre Um Papo

Programas da TV Câmara

23/02/2008

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

23/02/2008

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Ziraldo (escritor e chargista)

A originalidade da obra e trajetória de Ziraldo, um dos escritores mais queridos do país, é o foco da edição do projeto “Sempre Um Papo”. O escritor e também jornalista, teatrólogo, chargista e caricaturista, fala sobre o livro “Menina das Estrelas” (Ed. Melhoramentos), seu primeiro sobre garotas.

Durante a maior parte da sua vida de escritor, Ziraldo se ocupou em desvendar a alma de seus meninos – maluquinhos ou não. Agora, ele se aventura em uma descoberta igualmente fascinante: a menina. Em “Menina das Estrelas”, o autor apresenta o universo das garotas com sensibilidade e admiração. No livro, Ziraldo narra os mistérios, segredos, amores e fala sobre a visão única que essas mesmas meninas possuem da vida.

A idéia de escrever sobre meninas, na verdade, não estava no roteiro. Mas vindas de Ziraldo, boas idéias também surgem em horas de descuido. Num encontro com jovens leitores na cidade de Vitória, o escritor comentava sobre seu livro “O Menino da Lua”. Questionado sobre a ausência de uma menina entre os amigos de Zélen, personagem principal da obra, uma garota disse que as meninas eram das estrelas, por isso, não podiam participar do livro sobre os planetas. Foi, então, que Ziraldo criou o livro, um trabalho comovente e delicado, exatamente o que se espera de Ziraldo.

O nome de Ziraldo veio da combinação criativa dos nomes de sua mãe, Zizinha, com o de seu pai, Geraldo. O escritor nasceu na cidade mineira de Caratinga e começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. Ziraldo começou a ser conhecido nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, “A Turma do Pererê”. Durante a Ditadura Militar, Ziraldo fundou com outros humoristas o jornal não-conformista “O Pasquim”. Em 1969, ele publicou o seu primeiro livro infantil, “Flicts”, conquistando fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou “O Menino Maluquinho”, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil.

Sempre Um Papo

Em parceria com a Associação Sempre Um Papo, a TV Câmara exibe quinzenalmente debates com escritores brasileiros, colocando frente a frente autor e leitor.

NOSSAS REDES