Sempre Um Papo

Programas da TV Câmara

11/03/2006

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

11/03/2006

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Frei Betto

Um dos mais esperados livros do ano, "A mosca azul" é uma revisão honesta da ascensão do PT ao poder vinculada à recente história da esquerda no Brasil e no mundo. Com uma narrativa em primeira pessoa, Frei Betto mescla sua trajetória pessoal à militância política e resgata o sonho de testemunhar “um outro mundo possível” com base nos ideais do socialismo.

O livro não se resume à sua passagem pelo governo Lula à frente do Programa Fome Zero – embora o autor admita a importância do programa para distribuição de renda aos mais pobres através do Bolsa Família. Traz a memória do pai – um guerreiro da esperança – que até o final da vida lutou por seus ideais. Da militância, relembra o cenário político que favoreceu a criação do PT, fala dos momentos importantes que ajudaram a sedimentar a amizade com o presidente Lula e admite a decepção com parcela da esquerda fisgada recentemente pela “mosca azul” no ápice do poder. O escritor saiu do governo pouco antes do episódio conhecido por escândalo do "mensalão".
Fascinado pelos fatos que marcaram a história, Frei Betto mergulha nas circunstâncias que geraram o efeito Lula e culminaram na eleição do líder sindical a Presidente da República em 2002.

Na viagem ao passado, fala com convicção do ideal construído pela nova esquerda após o golpe militar de 1964, da estratégia política voltada para a capacitação de novas lideranças no movimento popular, da estrela erguida pelo PT sustentada pelo sonho de uma sociedade mais justa.

Foi testemunha ocular do movimento popular nascido no pós-64 e um dos principais colaboradores para o seu fortalecimento no país. O autor recorda os momentos difíceis que enfrentou na prisão durante a ditadura militar e sua travessia até chegar ao contato direto com o povo para se transformar num dos mais destacados militantes do movimento social

Recheado de dados históricos e demonstrando – a cada vez mais rara – capacidade de elaborar uma análise conjuntural neste cenário globalizante, Frei Betto faz uma reflexão profunda sobre os novos paradigmas da esquerda no Brasil e no mundo. Citando filósofos como Platão e Aristóteles, e dialogando com Maquiavel, entre outros pensadores, o autor analisa o que significa ser de esquerda após a queda do Muro de Berlim. Uma das principais mensagens do livro é a aposta no atual desafio de os partidos políticos reencontrarem o vínculo com o movimento popular.

Sempre Um Papo

Em parceria com a Associação Sempre Um Papo, a TV Câmara exibe quinzenalmente debates com escritores brasileiros, colocando frente a frente autor e leitor.

NOSSAS REDES