Programas com Audiodescrição

Programas da TV Câmara

23/06/2006

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

23/06/2006

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Documentário: A Ilha de Dom Sebastião (áudio descrição)

Uma pequena ilha localizada a 200 km da costa do Maranhão esconde mistérios que remontam às Cruzadas, em que figuras míticas se misturam com vultos a galope pela noite, bichos dourados, seres sobrenaturais, tudo emoldurado por uma lenda portuguesa de quase 500 anos. Essa ilha existe, se chama Lençóis e é habitada por gente de carne e osso, muitas delas albinas, pessoas que vivem precariamente da pesca, bebem água da chuva e acreditam que lá mora, em um castelo encantado, o rei de Portugal Dom Sebastião, desaparecido em 1578, aos 24 anos, na batalha de Alcácer Quibir, no Marrocos.

Essa história real é mostrada no documentário "A Ilha de Dom Sebastião", uma parceria da TV Câmara com a produtora Câmera 4.

O vídeo levou dois importantes prêmios no 29º Festival Guarnicê de Cinema e Vídeo de São Luís (MA), que ocorreu de 13 a 19 de junho de 2006. O júri técnico escolheu o documentário como o melhor da Mostra Refestança, composta por obras audiovisuais (incluindo filmes e vídeos) que abordam aspectos da rica e diversificada cultura popular brasileira e ibero-americana. Os jurados também reconheceram o trabalho da roteirista Marcya Reis, da TV Câmara, que foi contemplada com o "Troféu Guarnicê" de "Melhor Argumento" no concurso oficial de vídeos.

As filmagens começaram a ser feitas em 2002 por uma equipe liderada por Ivan Canabrava – que divide a direção do documentário com Marcya Reis. Ivan, Alexandre Riulena (diretor de fotografia) e Eduardo François (assistente de direção) partiram de uma nota de jornal a respeito da comunidade de Lençóis em direção a São Luís (MA) atrás da história, carregando 80 kg em equipamentos, sem contar bagagem e suprimento de água.

Acabaram descobrindo a localização da ilha e para lá rumaram, a partir da cidade de Cururupu, em um barco de pesca, viagem que durou 12 horas. Permaneceram duas semanas em Lençóis, onde não há fontes de água, comendo apenas camarão seco e registrando depoimentos de moradores que, provavelmente devido ao isolamento, desenvolveram uma cultura própria.

O documentário mostra relatos como o do pescador Manoel Oliveira, o Macieira, que afirma ouvir tropel de cavalos à noite, ruído atribuído por ele ao exército de Dom Sebastião. Detalhe: não existem cavalos na ilha. Ou o de Telma, albina como ele, que sobrevive vendendo água da chuva recolhida em buracos feitos na areia. Os moradores e outros personagens contam histórias mágicas de animais dourados vistos na ilha e objetos de ouro achados na praia. Revelam ainda a lenda segundo a qual Dom Sebastião se transforma em um touro. Qualquer ferimento no animal, pela crendice local, provocaria o "afundamento" de São Luís e a elevação de Lençóis a capital do Maranhão.

"Quem ferir o touro vai desencantar Dom Sebastião e casar com a filha dele", conta Telma.

A história que desafia estudiosos e antropólogos se transformou em um documentário com participações especiais do grupo Casa de Farinha, que interpreta músicas do folclore local, e até do jornalista português Carlos Fino, o repórter que revelou ao mundo em primeira mão a invasão do Iraque pelos Estados Unidos. Fino narra um poema de Fernando Pessoa a respeito da lenda de Dom Sebastião, o rei que virou mito em Portugal.

Ficha Técnica

Direção: Marcya Reis e Ivan Canabrava
Produção Executiva: Jácio Fiuza e Getsemane Silva
Produção: Karina Staveland
Roteiro: Marcya Reis
Assistente de Direção: Eduardo François
Fotografia: Alexandre Riulena
Imagens Adicionais: Marcya Reis
Animação: Leonardo Veloso
Edição: Joelson Maia

O vídeo ganhou dois prêmios no 29º Festival Garnicê (MA)

Duração: 24 minutos

Documentário: A Ilha de Dom Sebastião (áudio descrição)

Assista algumas produções com este recurso de acessibilidade e aproveite a nossa programação.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE