Senhor deputado Ulysses Guimarães

Programas da TV Câmara

07/10/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

07/10/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Senhor deputado Ulysses Guimarães

O documentário Senhor Deputado Ulysses Guimarães narra, na primeira parte, a chegada de Ulysses ao mundo da política, ainda nos anos 1940, até sua consagração como líder da oposição ao regime militar, em meados dos anos 70.

O segundo episódio mostra a luta de Ulysses e do MDB, partido que presidiu por mais de 20 anos, pela redemocratização. Lembra a campanha pelas Diretas-Já, a eleição de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral e o drama da morte do presidente eleito.

A terceira e última parte do documentário tem início com a Assembleia Nacional Constituinte, da qual Ulysses foi presidente. O episódio mostra também a participação de Ulysses Guimarães nas eleições presidenciais de 1989, quando amargou sua única derrota eleitoral, e sua presença destacada no processo de impeachment do presidente Fernando Collor.

Entre os entrevistados, estão os deputados Heráclito Fortes, Jarbas Vasconcelos, José Fogaça e Miro Teixeira; os jornalistas Luiz Gutemberg e Jorge Bastos Moreno; a cientista política Lúcia Hipólito; o fotógrafo Orlando Brito; o advogado e ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo; a cantora Fafá de Belém; Marco Aurélio, ex-proprietário do restaurante Piantella, em Brasília, e Tito Enrique, enteado de Ulysses, filho de dona Mora.

Direção e roteiro – Roberto Seabra
Produção – Pedro Henrique Sassi e Lia Tavares

Senhor deputado Ulysses Guimarães

Produzido em 2016 pela TV Câmara, o documentário narra, em 3 episódios, a chegada de Ulysses à política na década de 1940, até a consagração como líder da oposição ao regime militar, nos anos 70; sua luta pela redemocratização; a Assembleia Nacional Constituinte, da qual foi presidente, as eleições presidenciais de 1989, e a participação no processo de impeachment de Fernando Collor.

NOSSAS REDES