Ponto de Vista

Programas da TV Câmara

28/08/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

28/08/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Sistema energético brasileiro: os riscos da energia nuclear

O mundo tem hoje 434 reatores nucleares espalhados por 30 países.

A explosão da usina nuclear de Fukushima abriu um novo momento para a indústria nuclear no mundo. A Alemanha, madrinha do programa nuclear brasileiro, anunciou o abandonou dessa tecnologia de produção de energia e pretende desligar todos os seus reatores até 2022. O Japão ensaiou o mesmo movimento, mas tem 60% de sua energia produzida por reatores, então a opção foi reforçar as regras de segurança.

O mesmo movimento de abandono da matriz energética nuclear está sendo feito nos Estados Unidos, mas lá a questão é a concorrência com o gás de xisto, mais barato. Mesmo assim, o governo diz que sem usinas nucleares não há como reduzir a produção de gases de efeito estufa.

No Brasil, apenas 2,7% da energia elétrica é produzida pelos reatores de Angra I e II. Mas o governo retomou a construção de Angra III, e anunciou que até 2030 haverá mais quatro usinas nucleares, desta vez no Nordeste.

Em meio a dificuldades no abastecimento hidrelétrico, o país está se colocando a alternativa da energia nuclear. Será que é esse o caminho?

Para discutir esse panorama, o convidado do Ponto de Vista é o arquiteto e ativista social Chico Whitaker, que integra a coalisão por um brasil livre de usinas nucleares.

Convidado: Chico Whitaker, arquiteto e ativista social
Apresentação: Vânia Alves

Ponto de Vista

Programa traz entrevistas com especialistas que analisam temas fundamentais para nossa sociedade.

NOSSAS REDES