Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

17/09/2018 12h00

Gordofobia

O preconceito contra a obesidade, disfarçado de preocupação com a saúde é um fato que mulheres e homens gordos enfrentam na escola, no trabalho e em locais públicos

Incorporar:
A visualização e/ou o uso deste material está condicionada pelos Termos de Uso do Câmara Notícias.

A “ditadura da beleza” exibida nos meios de comunicação e publicidade, com corpos magros e “sarados” e barrigas “chapadas”, não aceita quem tem sobrepeso ou é considerado fora do padrão adequado.

Muitas vezes relacionada a má alimentação ou sedentarismo, o preconceito contra a obesidade, disfarçado de preocupação com a saúde é um fato que mulheres e homens gordos enfrentam na escola, no trabalho, em locais públicos. As pessoas obesas sofrem todo tipo de discriminação, desde a infância, quando os “gordinhos” ganham apelidos. Mas socialmente, a cobrança é maior sobre as mulheres. Apesar de ser uma característica física entre outras existentes, ser gorda é motivo de vergonha para muitas mulheres, pela forma como a palavra é utilizada para diminuir ou ofender.

Um padrão de beleza cada vez mais difícil de alcançar, especialmente na atualidade, em que a obesidade é considerada uma epidemia mundial, que aumenta inclusive entre os brasileiros mais jovens. Segundo o Ministério da Saúde, em 2016 mais de 1,9 bilhão de adultos apresentavam excesso de peso.

Afinal, é mais importante ser magro ou saudável e feliz?

Durante o horário eleitoral o programa vai ao ar, ao vivo, das 12h às 13h.

Convidados:

- Janaína Graciele – modelo, empresária e Miss Plus Size;
- Liliane Machado – professora da Faculdade de Comunicação e do programa de pós-graduação da UnB;
- Por Skype, Marcela Vaz - socióloga e criadora da marca de roupas Augusta Robusta;
- Por telefone, deputado Fábio Faria (PSD-RN).

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha