Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

10/09/2018 12h00

Qual é o futuro dos nossos museus e da nossa cultura?

Muitos sofrem com as dificuldades financeiras devido a cortes de repasses e investimentos, falhas estruturais, burocracia e ausência de servidores capacitados

Incorporar:
A visualização e/ou o uso deste material está condicionada pelos Termos de Uso do Câmara Notícias.

As chamas no mais antigo museu brasileiro são imagens difíceis de não serem lastimadas, afinal alí queimaram 200 anos de história e de pesquisa. O Museu Nacional foi fundado em 1818 por Dom João VI. Muita gente não sabia, mas lá existia o maior acervo de história natural e antropologia da América Latina, um dos cinco maiores do mundo. Eram mais de 20 milhões de itens catalogados, com objetos africanos, egípcios, indígenas. Era possível encontrar materiais de zoologia, botânica, animais empalhados, coleções de moedas, artefatos históricos e diversas obras de arte.

A tragédia se soma a outras perdas em museus brasileiros como os casos do Instituto Butantã (2010), do Memorial da América Latina (2013), do Museu da Língua Portuguesa (2015) e da Cinemateca (2016).

O Brasil tem mais de 3.800 museus . Muitos sofrem com as dificuldades financeiras devido a cortes de repasses e investimentos, falhas estruturais, burocracia e ausência de servidores capacitados. Afinal, qual é o futuro dos nossos museus e da nossa cultura?

Durante o horário eleitoral o programa vai ao ar, ao vivo, das 12h às 13h.

Convidados:

– Wagner Barja - diretor do Museu Nacional da República;
– Andréa Fernandes Considera - museóloga, professora de museologia da UnB e membro do Conselho Federal de Museologia;
- Wagner Martins, Diretor Administrativo do Museu Nacional (RJ), Wagner Martins;
– Por telefone, deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

A repórter Vânia Alves faz entrevistas no centro de Brasília.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha