Participação Popular

Programas da TV Câmara

13/08/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

13/08/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Liberação da Maconha para uso medicinal e pessoal

A liberação da maconha e sua utilização para fins medicinais e recreativos é um assunto polêmico e que vem sendo discutido em vários países, inclusive no Brasil. O plantio de maconha para pesquisas e preparo de medicamentos já é permitido em lei, mas é preciso regulamentação da Anvisa para que isso se concretize. Faltam regras que determinem como e onde o cultivo pode ser realizado.

A cannabis, gênero da planta do qual a maconha faz parte, é usada no tratamento de epilepsia, Parkinson, glaucoma, câncer, esclerose múltipla e outras doenças. Pacientes que desejam plantar precisam de autorização judicial ou recorrer a importação de medicamentos caros.

Mas o assunto se estende para além do uso medicinal e, segundo especialistas, a falta de definição clara entre traficante e usuário da maconha, leva para a cadeia pessoas de baixa renda, num ciclo que se perpetua e sobrecarrega o sistema judiciário. Por outro lado, o uso abusivo da droga pode trazer consequências negativas para usuários, especialmente os jovens.

Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que visa disciplinar o controle, a fiscalização e a regulamentação da cannabis e seus derivados para uso medicinal e pessoal, para maiores de 18 anos, e na quantidade de até 40 gramas.

Convidados:

– Presidente do Instituto de Pesquisas Científicas e Medicinais das Plantas (Aliança Verde), Rafael Ladeira;
– Vice presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre drogas da OAB do Ceará e Coordenador Nacional do Movimento Brasil sem Drogas, Roberto Lasserre;
– Deputados Paulo Teixeira, do PT-SP, e Givaldo Carimbão, do AVANTE-AL.

A repórter Vânia Alves faz entrevistas no centro de Brasília.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Sandra Amaral

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

Veja também