Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

15/12/2017 13h00

O que é se dar bem na vida?

Sonhos para 2018: uma pesquisa do IBGE revela que as expectativas de mudança de classe social no Brasil ainda são baixas

Incorporar:
A visualização e/ou o uso deste material está condicionada pelos Termos de Uso do Câmara Notícias.

Ascensão social são as primeiras palavras que vêm à mente de muitas pessoas quando o assunto é se dar bem na vida, mas uma pesquisa do IBGE revelou que as expectativas de mudança de classe social no Brasil ainda são baixas, o que reforça as caraterísticas de Terceiro Mundo do país. Segundo a pesquisa, brasileiros com origem no topo da pirâmide social têm 14 vezes mais chances de se manterem lá do que pessoas nascidas na base migrarem para o topo.

A educação ainda é uma das portas de entrada para quem quer progredir de classe social e o foco na autoconfiança pode ser uma importante arma para se alcançar esse objetivo. Por outro lado, há quem considere “se dar bem na vida” realizar-se pessoalmente e as novas gerações têm demonstrado um espírito de solidariedade muito mais desenvolvido do que antes. Hoje são vários os jovens que se dedicam a trabalhos sociais e se sentem realizados a partir deles.

Participações:

- Marcelo Medeiros, psicoterapeuta e especialista em assistência social do Governo do Distrito Federal (GDF);
- Vicky Tavares, ativista terceiro setor.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e me outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha