Participação Popular

Programas da TV Câmara

02/10/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/10/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Eleições nos conselhos tutelares

Mais de 29 mil conselheiros tutelares serão escolhidos neste fim de semana em todo o Brasil para cumprirem a missão de proteger os direitos da infância e adolescência. Cabe aos conselheiros aconselhar os pais, ouvir reclamações, apurar denúncias de abuso e maus tratos e avisar à Justiça caso uma criança esteja em perigo.

Antes voluntários em diversas localidades, os cargos de conselheiros tutelares passaram a ser, obrigatoriamente, remunerados a partir de uma lei sancionada em 2012 e que, na prática, passa a viger a partir de agora. Este é o motivo do acirramento da disputa para essas vagas que, em alguns casos, têm o apoio de políticos profissionais.

Será que a remuneração vai deturpar a missão primeira dos conselhos tutelares, que é a de garantir a atuação de representantes da comunidade na proteção de menores, ou a remuneração corrige uma injustiça histórica marcada pela falta de estrutura nos conselhos tutelares? Esse é o tema do Participação Popular desta semana.

Os convidados do programa são o promotor de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público do Distrito Federal, Anderson Andrade; e o coordenador geral da Política de Fortalecimento de Conselhos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Marcelo Nascimento.

O deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), autor do PL 1338/2015, que disciplina a criação e o funcionamento do conselho tutelar, bem como o processo de escolha, direitos e deveres de seus membros, participa do programa por telefone.

A equipe do Participação Popular registra ainda a opinião do público que circula por um shopping localizado na área central de Brasília.

Apresentação – Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE