Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

14/08/2015 18h00

Por que o brasileiro lê tão pouco?

70% da população brasileira passou o ano de 2014 todo sem ler um livro

Incorporar:
A visualização e/ou o uso deste material está condicionada pelos Termos de Uso do Câmara Notícias.
Qual foi a última vez que você pegou um livro para ler? Se você passou o ano de 2014 todo sem ler, você está igual a 70% da população brasileira. Por que isso acontece? A internet ajuda ou atrapalha com os livros digitais? Por que o livro é caro? O papel é importado ou os impostos são altos?

O Participação Popular desta semana debate esse tema.

Os convidados do programa são o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura, Volnei Canônica; e a autora, palestrante, livreira e coordenadora da Casa de Autores, Iris Borges.

A jornalista, escritora e mestre em comunicação social, Januária Alves, participa do programa por teleconferência via Skype, ao vivo, de São Paulo. E o deputado José Stédile (PSB-RS), coordenador da Frente Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Biblioteca, concede entrevista por telefone.

Apresentação - Fabricio Rocha



Comentários

Eduarda Késsia | 15/08/2015 16h38
Infelizmente, no Brasil só lê quem tem habilidade para fazê-lo. Grande parte dos brasileiros, oriundos de um ensino básico impotente, mal conseguem interpretar um simples texto como o jornalístico. Além disso, o alto custo dos livros no país limitam aqueles que já possuem gosto pela da leitura para sustentar tal hábito. O problema não é cultural, mas estrutural. Ampliar o acesso a bibliotecas, como foi citado no programa, sem melhor o ensino de interpretação textual nas escolas (o que não se restringe ao sistema público), é querer tapar o Sol com a peneira.