Participação Popular

Programas da TV Câmara

29/05/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

29/05/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Mercado de trabalho para jovens

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 500 mil jovens estão fora do mercado de trabalho, nas seis principais metrópoles brasileiras. A taxa de desemprego nessa faixa etária passou de 12,5% para 15,7%, entre março de 2014 e 2015. O fenômeno afeta segmentos socioeconômicos distintos: de um lado, a falta de perspectiva ameaça jovens bem preparados, com elevado nível de escolarização; na outra ponta, enfrentam o mesmo problema os jovens que sofrem as consequências da baixa qualidade da formação que receberam em escolas públicas.

Além da crise econômica, a falta de experiência também pesa na disputa por uma vaga - as empresas consideram que os jovens não têm habilidade, nem bagagem profissional para competir com profissionais mais maduros. Como abrir espaço no mundo do trabalho? Esse é o tema do Participação Popular desta semana.

Os convidados do programa são a gerente do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) no Distrito Federal, Mônica Batista Vargas de Castro, e o coordenador de estágio do Instituto Federal de Brasília, Fernando Antônio de Alvarenga Grossi. O relator do Estatuto da Juventude Benjamim Maranhão (SD-PB) participa do programa por telefone.

A equipe do Participação Popular registra também a opinião do público que passa pelo Conjunto Nacional Shopping, na área central de Brasília.

Apresentação - Carol Siqueira

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE