Participação Popular

Programas da TV Câmara

26/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

26/01/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Zoológicos e santuários ecológicos

divulgação
Meio ambiente - Animais e natureza - Onça
O jardim zoológico é reflexo do egoísmo do ser humano?

Segundo o Ibama, considera-se jardim zoológico qualquer coleção de animais silvestres mantidos vivos em cativeiro ou em semiliberdade e expostos à visitação pública. A existência de zoológicos é respaldada por lei federal e é dever desses espaços garantir o bem-estar dos animais. Os zoológicos devem abrigar somente animais que não podem mais ser reintroduzidos à natureza porque morreriam se lá estivessem. Mas no Brasil são poucos os zoológicos regulares. Alguns ainda capturam animais da natureza para pôr em jaulas, e por isso se discute em alguns segmentos da sociedade a extinção desses espaços. Será que o caminho é extinguir ou falta fiscalização para impedir as atividades ilegais? Os visitantes recebem educação ambiental, conforme previsto? O jardim zoológico é reflexo do egoísmo do ser humano?

O Participação Popular conversa com o analista ambiental da Divisão de Fiscalização da Fauna do Ibama, Roberto Cabral Borges, e com o veterinário especialista em animais silvestres Leonardo Paixão Batista. Por telefone, fala também com o Zander Fabio Alves da Costa, que é vereador em Goiânia. E o público participa diretamente do Jardim Zoológico de Brasília.

Há ainda a participação do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que é coordenador da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Animais, e da diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Vânia Nunes.

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES