Participação Popular

Programas da TV Câmara

18/07/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

18/07/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Verdades e mitos sobre a Vitamina D

Nos últimos anos, tornou-se frequente ouvir que a falta de vitamina D já é uma pandemia. O uso continuado dos protetores solares e o trabalho em ambientes fechados estariam levando grande parte da população a apresentar déficit desse componente comprovadamente necessário para o endurecimento dos ossos.

Em São Paulo, estima-se que 77% da população apresenta o problema no inverno, índice que cai para 39% no verão. Isso ocorre porque a vitamina D só é metabolizada na presença do sol. Vinte minutos por dia no horário adequado seriam suficientes para garantir níveis necessários para ossos saudáveis.

Stock.xchng
Vitamina D - sol
Vinte minutos por dia de exposição ao Sol garantem a dose necessária de vitamina D

Mas, recentemente, uma corrente médica começou a defender que a vitamina D em altas concentrações teria também o poder de impedir a progressão e tratar a esclerose múltipla e outras doenças autoimunes. No início do ano, porém, a Academia Brasileira de Neurologia publicou consenso no qual afirma que não há comprovação científica dessa hipótese e que são necessários mais estudos.

Quem está com a razão? Será que a Vitamina D pode se tornar o remédio para doenças tão graves e incapacitantes como a esclerose múltipla? Ou será que essa é apenas mais uma esperança embalando médicos e pacientes?

Apresentação: Fabricio Rocha

Direção: Iroã Simões

Produção: Caio D'Archanchy

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES