24/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

24/10/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Confira o que foi destaque na Câmara esta semana

Câmara analisa projeto que permite a pessoa desistir da aposentadoria e receber outra com valor maior.  Atual diretor de abastecimento da empresa não comparece a comissão parlamentar mista de inquérito que investiga a estatal.

As propostas de Aécio Neves e Dilma Rousseff para áreas que os eleitores consideram prioridade.  Especialistas discutem políticas publicas que podem melhorar o trânsito e a qualidade de vida da população.

A Câmara analisa um projeto de lei que permite a pessoa abrir mão da aposentadoria e tentar receber outra, com valor maior. Pode se candidatar a um novo benefício quem já se aposentou, mas continuou trabalhando e contribuindo com a previdência social.

O doleiro Alberto Yousseff deve ser ouvido na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga irregularidades na Petrobras, na próxima quarta, (29).

E, nesta semana, os parlamentares da Comissão se reuniram para ouvir o diretor de abastecimento da Estatal, José Carlos Consenza. Mas ele apresentou atestado médico e não compareceu à reunião.

O Conselho de Ética transferiu para a próxima semana a votação e análise de processos contra os deputados Luiz Argôlo, do Solidariedade da Bahia, e Rodrigo Bethlem, do PMDB do Rio de Janeiro.

No próximo domingo 142 milhões de eleitores em todo o País devem voltar às urnas para escolher. Em segundo turno o presidente da República. Em 13 estados e no Distrito Federal, os eleitores também vão escolher o governador. Dos 28 candidatos que disputam o segundo turno das eleições, nove são parlamentares: 6 senadores e 3 deputados.

Pesquisas recentes apontaram as principais preocupações do brasileiro para os próximos anos. Temas que os eleitores gostariam de ver abordados pelos candidatos à presidência da república. Entre esses assuntos estão saúde e educação.

As urnas biométricas foram usadas pela segunda vez nestas eleições gerais. Houve problemas em alguns estados para identificar as digitais dos eleitores, mas o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Tófoli, disse que, de modo geral, o uso da biometria foi um sucesso.

À medida que a data do segundo turno se aproxima, começam a surgir algumas dúvidas de última hora. O Panorama fez um apanhado de algumas dessas dúvidas e esclarece.

No domingo você acompanha a cobertura completa das eleições na TV Câmara. Uma programação especial está sendo preparada, com flashes ao vivo dos estados que vão eleger em segundo turno o governador. A partir das cinco da tarde até o fim da apuração, o "Câmara Hoje especial" vai trazer as informações do Tribunal Superior Eleitoral, os resultados, e a análise de cientistas políticos e economistas.

Especialistas do Brasil e do exterior participam na Câmara de um seminário que busca soluções para o trânsito das grandes cidades. No centro das discussões está a ideia de que a escolha de qualquer política de mobilidade deve ter como objetivo principal o bem-estar das pessoas.

A Câmara deve criar uma comissão especial para analisar projetos de lei que propõem a legalização da maconha. Na segunda e última reportagem sobre o tema você vai saber que um novo ramo da economia americana, que surgiu com a legalização da maconha medicinal, deve movimentar este ano bilhões de dólares.

Panorama

Revista com os assuntos que movimentaram a semana na Câmara. Informação completa para que o cidadão acompanhe de perto os trabalhos dos deputados durante a semana que passou.

NOSSAS REDES