20/11/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

20/11/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Consciência Negra – Cotas Raciais

20 de novembro é dia de reverenciar Zumbi, um africano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Mais tarde, ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.
Como forma de homenagear a luta dos negros no Brasil, esta edição do Programa #Ocupação vai debater o sistema de cotas raciais. Segundo dados do IBGE de 2015, somente 12% da população negra e 13% da parda possuem Ensino Superior. Em uma sociedade que, historicamente, privilegia um grupo racial e onde outros foram oprimidos, as cotas surgem como um importante meio de atuação contra a desigualdade social e a favor da democracia e da cidadania. No entanto, o atual sistema de cotas no país está no alvo de discussões do novo governo que o classificou como uma política que reforça o preconceito.

Para debater o tema, o Ocupação recebe universitários do Programa Estágio Visita, e os deputados Delegado Edson Moreira (PR-MG) e Benedita da Silva (PT-RJ).

Na plateia:

Universitário de todo o país, participantes do programa Estágio Visita, da Câmara dos Deputados. Os cerca de 70 participantes interagem com os convidados, fazendo perguntas aos deputados sobre o tema proposto.

Siga-nos no YouTube e em outras redes sociais:

www.facebook.com/camaradeputados

www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Ginny Morais

Ocupação

A cada mês, um debate com universitários sobre os assuntos mais quentes do país e do Congresso

Mensal, na quinta-feira, 19h. Reprises aos sábados, 1h (da manhã); domingo, às 18h; segunda, 00h30.

NOSSAS REDES

Veja também